A palavra sarcopenia começa a viralizar nas mídias digitais.
*Mas, o que é isso?*
A sarcopenia é a redução da massa e força muscular de causa multifatorial, relacionada a idade (sarcopenia primária) ou doenças (sarcopenia secundária). Fatores como menor atividade física, mobilidade reduzida, alimentação inadequada e alterações no metabolismo de proteínas podem influenciar uma maior progressão evolutiva da sarcopenia.
Uma maior ingestão de proteínas combinada a exercícios físicos pode auxiliar na recuperação e funcionalidade dos músculos.
Estudos têm sido conduzidos para avaliar quais as melhores medidas que podem ser tomadas em relação à sarcopenia, sendo uma delas o consumo de carnitina, um composto
a base de aminoácidos produzido pelo organismo e já à venda em lojas de suplementos.
Resultados de pesquisas clínicas em idosos indicam que a suplementação de carnitina, em combinação com exercícios físicos, pode impedir a progressão da sarcopenia, especialmente se combinada com outros aminoácidos. Em indivíduos com patologias cronicas, como diabetes, artroses e alguns tipos de cancer, a suplementação de carnitina poderia melhorar o balanço nitrogenado e os processos inflamatórios.
No entanto, a inconsistência encontrada em alguns estudos reforça a necessidade de maiores pesquisas de modo a esclarecer seus benefícios e também sua relação com outros fatores da dieta, como a ingestão de
proteínas e micronutrientes através da alimentação.
No momento, vamos observar.